ITCP: interdisplinariedade articulando ensino, pesquisa e extensão universitária
- itcpufsj
- 23 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Aline Mendonça dos Santos e Antônio Carlos Martins da Cruz

RESUMO SOBRE
As Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs) são programas interdisciplinares de algumas universidades brasileiras construídos com a perspectiva de elaborar um planeamento que procura reunir pesquisa e extensão em torno do tema da Economia Solidária.
O processo de incubação implica em uma solidariedade mútua, numa troca de saberes, de conhecimentos acumulados sob condições sociais e históricas diferentes que se mesclam através do diálogo e que se produzem em duas esferas distintas da vida social. Daí a importância de pensar a incubação como ato pedagógico.
Assim, o trabalho pretende socializar um esforço acadêmico de refletir sobre o processo das ITCPs como proposta diferenciada que envolve um projeto interdisciplinar implicado em três esferas (atividades fim) da universidade: ensino, pesquisa e extensão.
São muitas as questões: O que é uma ITCP? Para que serve? Como funciona? Que possibilidades e que limites marcam tal proposta?
A intenção não é dar um caráter conclusivo a estas questões, mas fazer um exercício reflexivo baseado na teoria produzida sobre o tema, bem como nas experiências que envolveram as nossas práxis profissionais.
MAPA 1. O espaço da economia solidária nas universidades 2. A universidade e o compromisso com o mundo do trabalho 3. A formação das incubadoras tecnológicas de cooperativas populares 3.1. Uma breve historia das ITCPS no brasil 3.2. Vários condicionantes, várias metodologias 3.3. A incubação como atividade pedagógica 4. Incubadoras autogestionárias: processo permanente de ensino e pesquisa mediado pela extensão 4.1. Uma estrutura interdisciplinar de extensão Considerações finais
ESCRITORES
Aline Mendonça dos Santos e Antonio Carlos Martins da Cruz, «Incubadoras tecnológicas de cooperativas populares: interdisplinariedade articulando ensino, pesquisa e extensão universitária», e-cadernos CES [Online], 02 | 2008, posto online no dia 01 dezembro 2008, consultado o 23 outubro 2023.
ARTIGO COMPLETO
Entre para a leitura completa:
https://journals.openedition.org/eces/1354
Comments